Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O arquivo da submissão foi formatado do template correspondente (templates disponíveis em Diretrizes para Autores)
  • A contribuição é original e todos/as os/as coautores/as foram indicados/as nesta submissão.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está formatado em consonância com as indicações disponíveis em Diretrizes para Autores
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores
  • O arquivo submetido está em formato .pdf

Diretrizes para Autores

Para serem considerados, os artigos devem ser submetidos através do portal da conferência. As normas de formatação de texto a seguir devem ser observadas antes da submissão.

Template para submissões ao PDW: Cobra-ESPM-Template-Artigo-PDW.docx

Template para submissões de resumo expandido: Cobra-ESPM-Template-Resumo-Expandido.docx

Template para submissão de artigos: Cobra-ESPM-Template-Geral.docx

 

1. O artigo deve possuir no mínimo 4.000 e no máximo 12.000 palavras (entre 15 e 25 páginas), incluindo quadros, tabelas, gráficos, ilustrações, notas e referências bibliográficas.

2.Editor de texto: escrito em fonte Times New Roman tamanho 12, em espaço 1,5. SUBMETER O ARQUIVO EM FORMATO PDF.

3. O layout da página deve ser em papel A 4 (29,7 x 21 cm), com margens: superior (3cm), esquerda (3 cm), inferior (2 cm) e direita (2 cm).

4. Negrito deverá ser utilizado para dar ênfase a termos, frases ou símbolos. Itálico deverá ser utilizado apenas para palavras em língua estrangeira. Aspas duplas deverão ser utilizadas para citações diretas e frases de entrevistados. As aspas simples deverão ser usadas dentro das aspas duplas para isolar material que, na fonte original, estava incluído entre aspas.

5. O nome e a filiação dos autores NÃO devem ser apresentados no corpo do trabalho.

6. O resumo deve conter objetivo, método, resultado e conclusões, em até 250 palavras, redigido na língua utilizada no artigo (português, inglês ou espanhol).

7. Citações deverão ser apresentadas no corpo do texto, conforme normas da American Psychological Association (APA.) ou ABNT. Referências bibliográficas completas do(s) autor(es) citados deverão ser apresentadas em ordem alfabética, no final do texto, de acordo com as normas da APA ou ABNT.

8. Notas devem ser usadas o mínimo possível e não devem ser colocadas no rodapé. Se tiverem que ser usadas, devem ser numeradas sequencialmente no corpo do texto e apresentadas no final do artigo, antes das referências bibliográficas.

9. Quadros, tabelas , e figuras devem apresentar título e fonte, informações essas que devem ser inseridas no corpo do texto, no local adequado para sua apresentação. As tabelas e quadros devem ser incluídos no texto em formato editável (não colocar como imagem).

10. As páginas do artigo devem ser numeradas (números no canto inferior direito).

11. Há o limite de 6 autores para cada artigo.

TEMA 1: Marketing Estratégico e Marketing Internacional

Nesta área incentivamos que sejam submetidos artigos ligados aos temas: Marketing Estratégico; Planejamento de Marketing; Gestão do Marketing Mix em diferentes Setores; e Marketing Digital. Além de artigos relacionados a Marketing Internacional; Estratégia de Marketing Internacional; Construção e Gestão da Marca no Exterior; o papel do Marketing nos processos de internacionalização e exportação.

TEMA 2: Cultura e Consumo

Nesta área incluímos discussões com a perspectiva teórica da Consumer Culture Theory (CCT). Explora o consumo – discursos, significados, sócio materialidade, influências, práticas – a partir de uma abordagem multidisciplinar que incluem dentre outros, consumo e questões de gênero, estética, regionalidades, identidade social, diferenças culturais e sociais, tribos urbanas, coletividades de consumidores, redes, anticonsumo, resistência, nostalgia e memória relacionadas ao consumo. Temas correlatos são bem-vindos.

TEMA 3: Comportamento do Consumidor

Este tema envolve todos os processos de seleção, compra, uso e descarte de produtos, serviços, ideias e experiências para atender necessidades e desejos, abordando aspectos socioculturais, diferenças individuais e as etapas do processo de decisão de compra. Assim, este campo inclui pesquisas teóricas e empíricas, como levantamentos, modelos correlacionais, experimentos e estudos exploratórios, e abrange determinantes individuais do comportamento do consumidor, como motivação, personalidade, atenção, percepção, busca de informações, processo de decisão de compra, afeto e formação e mudança de atitudes Trabalhos em áreas afins ou com foco no ambiente digital também são bem-vindos.

 

TEMA 4: Marca

Nesta área discutimos temas como relacionamento consumidor-marca, brand equity, identidade, personalidade e autenticidade, posicionamento, estratégias de branding, impactos no marketing, comunicação digital, responsabilidade social e ativismo relacionados a marcas. marcas globais e regionais, bem como marca de lugar. Temas afins são bem-vindos.

TEMA 5: Marketing, Sociedade e Sustentabilidade

Este tema abrange as discussões relativas ao papel do Marketing e suas interações societais, com foco em sustentabilidade em um sentido amplo. São bem-vindos os estudos que relacionem ESG, ODS, Economia Circular, Mobilidade Verde, e outras vertentes conceituais com Marketing, tanto no âmbito das unidades individuais de consumo (pessoas e organizações), bem como as interações entre os Sistemas de Marketing sob a ótica do Macromarketing.

TEMA 6: Relacionamento e experiência do cliente

Este track é uma oportunidade para pesquisadores compartilharem suas descobertas e inovações nas áreas de marketing de relacionamento, lealdade, experiência do consumidor e jornada do consumidor. Este track busca explorar como as estratégias de marketing voltadas para a construção e manutenção de relacionamentos duradouros com os clientes podem impactar a lealdade e a satisfação do consumidor, além de examinar as diversas etapas da jornada do consumidor e suas experiências.

Consorcio Doutoral

Artigos submetidos para discussão nas sessões do Consórcio Doutoral.

Paper Development Workshop

Artigos submetidos para discussão nas sessões de PDW

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